Perfil

A Confederação Nacional de Comunicação Social (CNCS) é a entidade de grau superior de representação do setor de comunicação social brasileiro. A CNCS, surge como elemento de fortalecimento do sistema de representação patronal e se caracteriza como o órgão máximo da estrutura sindical, atuando de forma articulada e harmônica com as demais entidades sindicais e associativas do setor.

A atividade econômica de Comunicação Social é desenvolvida por mais de 22 mil estabelecimentos de empresas de radiodifusão sonora e de sons e imagens, de jornais e revistas e as agências de publicidade e propaganda de todo o País.

O setor representado pela CNCS gera mais de 160 mil empregos formais diretos. São empregos de melhor padrão de qualidade e remuneração, com uma média salarial superior a R$4.000,00, uma das melhores do mercado de trabalho. São profissionais engajados e criativos, que levam informação e entretenimento para toda a sociedade brasileira. A cadeia produtiva de Comunicação Social gera um total de mais de 700 mil empregos.

Sistema Confederativo

O sistema de representação sindical da comunicação social é um sistema confederativo, integrado pelos sindicatos empresariais filiados às federações, as quais, por sua vez, compõem a Confederação Nacional de Comunicação Social (CNSC). Cada ente possui personalidade jurídica própria e autonomia patrimonial, financeira e administrativa.

A Confederação reúne a Federação Nacional de Jornais e Revistas (Fenajore), a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert).

Com uma base com mais de 40 sindicatos, o sistema formado por essas instituições defende a melhoria no ambiente de negócios das empresas representadas em todo o território nacional, fundamentada no principio do associativismo.