Palavra do Presidente

 Glaucio Binder

Presidente Sr. Glaucio Binder 

Empreender no Brasil é uma missão quase heroica. Um conjunto abundante de regras e leis e um Estado oneroso que comete equívocos regulatórios, tributários e jurídicos permanentemente dificultam muito a tarefa, ampliando os desafios do empreendedor para muito além da já complexa necessidade de encontrar clientes, criar empregos e gerar resultados.

Junta-se a isto um momento sofisticado do mundo: novidades tecnológicas estão alterando completamente o nosso dia a dia. Se, por um lado, nossas vidas estão sendo melhoradas; por outro, a economia ainda não encontrou soluções para gerar oportunidades suficientes para absorver a enorme quantidade de mão de obra disponível, diante das avassaladoras aplicações da automação, da inteligência artificial e outras tecnologias que extinguem milhões de posições existentes.

O descrito acima é apenas uma parte das batalhas que compõem o cenário de atuação de uma confederação como a CNCOM, Confederação Nacional da Comunicação Social.

Alinhar objetivos comuns do setor, somando esforços para além da competição mercadológica, neste difícil ambiente de negócios brasileiro é imperativo para a sustentabilidade de qualquer segmento. O sucesso das empresas não depende apenas de suas ações de gestão, mas também do ambiente no qual operam. Por isso, é tão importante alguma dedicação às entidades corporativas que as representam, tais como sindicatos, federações e confederações e associações.

Destacar uma parte relevante das nossas agendas para garantir a possibilidade de melhores resultados e a sobrevivência das empresas que representamos é um sacrifício incontornável para muitos líderes setoriais. Hoje somos nós, amanhã precisarão ser outros. Trata-se de missão coletiva, mas fundamental para uma permanente defesa dos veículos de comunicação e agências de publicidade, em um mundo cada vez mais plural, mais desafiador, mais disruptivo, mais fluido e, ao mesmo tempo, cheio de contradições.

O futuro do Brasil depende de urgentes e profundas reformas estruturantes. A CNCOM é um importante fórum para discussão dos temas e formulação de contribuições relevantes do setor de Comunicação visando a construção de um Brasil mais justo, mais sustentável e mais competitivo no ambiente internacional.