Histórico

A Confederação Nacional de Comunicação Social (CNCOM) reúne a Federação Nacional de Jornais e Revistas (FENAJORE), a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO).

A história da FENAPRO foi iniciada no final da década de 1970, com a assinatura da ‘Carta de Porto Alegre’, documento que lançou publicamente a ideia de criação da Federação, durante o I Encontro de Presidentes de Sindicatos e Associações de Agências de Propaganda, em 1977. Após procedimentos legais, em 1981 a ‘Carta Sindical’ foi assinada pelo Ministro do Trabalho.

Em relação à FENAERT, seu histórico se inicia em 1998, ano em que entidades patronais estaduais de Rádio e TV começaram movimentos para a fundação de federações, visando suprir a necessidade de representação do setor no Brasil. Em 2006, a Federação foi fundada, em Brasília, por 10 sindicatos estaduais patronais.

A FENAJORE teve seu estatuto aprovado em 19 de outubro de 2009. O registro sindical foi publicado em 2011.

As três Federações (FENAERT, FENAPRO e FENAJORE) decidiram então envidar esforços para a criação da Confederação, com o objetivo de fortalecer a representação do setor, permitindo contribuir cada vez mais para melhorias no complexo ambiente de negócios do país.

A proposta da CNCOM é atuar de forma articulada e harmônica com as demais entidades na atividade de representação de suas bases em todas as esferas de governo - Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representantes da sociedade. Essa atuação visa garantir aperfeiçoamentos legais-regulatórios para as atividades produtivas da indústria de Comunicação Social.

Com a obtenção de seu registro em 28 de abril de 2015, a Confederação eleva o status institucional do setor e passa a ser planejada para atuar de forma efetiva. Assim, os anos de 2015 a 2017 foram anos de planejamento, articulação com entidades empresariais do sistema da comunicação social e de outros setores e de ações institucionais em temas de interesse, atendendo sua missão institucional.

Nesse período, o empresário do setor de jornais e presidente da FENAJORE, André Jungblut, exerceu a presidência da entidade. No final de 2017, foi eleito para o período de 2018 e 2019 o empresário Gláucio Binder, sócio de uma agência de propaganda e presidente da FENAPRO.